E-mail e Telefone

| Telefone: (91) 3225-0814
email

Ampep firma parceria contra trabalho infantil

A Associação do Ministério Público do Estado do Pará (Ampep) entrou para o rol de parceiros do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) e o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8) na luta contra a erradicação do trabalho infantil. Na sexta-feira (10), o assessor da diretoria da Ampep Eduardo Falesi participou da assinatura de um termo de compromisso da Campanha Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil, realizada durante a programação de encerramento da II Semana Institucional do TRT8.

Para a desembargadora Odete Carvalho, é muito gratificante ver o acordo de cooperação técnica firmado pelos dois Tribunais dar frutos com o crescimento desta campanha. “Como Coordenadora Estadual da Infância e Juventude, fico muito feliz porque o poder judiciário do estado está trabalhando junto com a justiça do trabalho, e isso é muito importante para nós, porque agora sim, vemos render bons frutos para nossa sociedade. No momento em que nós trabalhamos as nossas crianças e, principalmente, os nossos adolescentes, realmente a nossa sociedade vai ser beneficiada e é tudo que estamos precisando”, afirmou.

Na ocasião, também tornaram-se parceiras da campanha as seguintes instituições: a Associação dos Magistrados do Estado do Pará (AMEPA), a Faculdade Maurício de Nassau de Belém, a Federação do Comércio de Bens, de Serviços e de Turismo do Estado do Pará (Fecomércio), a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), a Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (SEBRAE), a Associação Comercial do Pará (ACP), a Associação Proativa do Pará, o Líder Comércio e Indústria LTDA, a Y. Yamada S/A Comércio e Insdútria, e a Centrais Elétricas do Pará S/A (CELPA).

Trabalho infantil – O TJPA e o TRT8 assinaram um acordo de cooperação técnica, em julho, com o objetivo de integrar conhecimentos, experiências e planejar atuações conjuntas das duas instituições.

Um dos principais pontos do acordo é instituição da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil no âmbito dos dois tribunais. De acordo com o documento, as instituições deverão investir no planejamento, desenvolvimento, elaboração e apoio técnico para realização de seminários, palestras, cursos, treinamentos e fóruns sobre temas de interesse mútuo.

Campanha – De autoria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a campanha foi lançada em junho deste ano, mês escolhido em razão do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado todos os anos em 12 de junho.

Todos os anos, o Dia Mundial chama a atenção para a necessidade urgente de se eliminar o trabalho infantil, em especial as suas piores formas. Esse ano, a meta de alcançar esse objetivo até 2016 foi o tema principal da recente Conferência Mundial contra o Trabalho Infantil, que se realizou em Haia, Holanda.


AMPEP – Assessoria de Imprensa
Com informações do Unicef, TJPA e TRT8
Fotos: Ascom TRT8


Publicado em: 15.10.2014