E-mail e Telefone

| Telefone: (91) 3225-0814
email

Ampep prestigia posse de procuradora

A Associação do Ministério Público do Estado do Pará (Ampep) prestigiou, na terça-feira (18), a posse da nova procuradora de justiça Maria do Socorro Martins Carvalho Mendo. Na ocasião, o 1º Diretor Administrativo e Financeiro, Manoel Victor Sereni Tavares Murieta, representou o presidente da Ampep, Samir Tadeu Moraes Dahás Jorge.

O ato de posse foi realizado durante sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ), presidida pelo procurador-geral de justiça, Antônio Eduardo Barleta de Almeida e realizada no auditório do edifício-sede do Ministério Público do Estado (MPE) em Belém.

Manoel Murieta exaltou o reconhecimento da atuação marcante da procuradora Socorro Mendo em sua cidade natal Muaná, na ilha do Marajó. “Uma de suas caracterísiticas é a forma firme com que enfrenta as causas que abraça. Tenha a certeza que os seus irmãos do Ministério Público reconhecem o seu trabalho”, parabenizou.

A procuradora de justiça Cândida de Jesus Ribeiro do Nascimento fez a saudação à nova integrante do CPJ. Listou projetos importantes dos quais Socorro Mendo participou ativamente, como o Movimento Estadual de Valorização do Estatuto da Criança e do Adolescente (Mover). Destacou ainda o trabalho de Mendo na coordenação e no atendimento do programa "Ministério Público e a Comunidade" desde o seu surgimento.

Em seu discurso, a procuradora empossada relembrou sua trajetória pessoal e explicou como surgiu o interesse pela carreira ministerial. Declarou estar motivada com as atribuições do novo cargo. "Quero contribuir com meus pares para que cada vez mais tenhamos um Ministério Público forte, coeso, independente e comprometido com os interesses reais da sociedade. Haveremos de, juntos, com o apoio da sociedade, vencermos aqueles que, incomodados com a atuação de procuradores e promotores de justiça querem nos amordaçar e retirar de nós algumas atribuições como, por exemplo, a investigação criminal", revelou.

O procurador-geral de justiça, Antônio Barleta, elogiou a postura profissional da nova procuradora e relembrou que ingressaram no mesmo ano no Ministério Público. "É uma profissional que tem tido uma postura retilínea, solidária e prestativa. O que por si só a qualifica como extraordinária figura humana, que traz consigo enorme bagagem de conhecimento adquirida nestes longos anos de carreira. Antônio Barleta informou ainda que o CPJ aprovou recentemente a proposta orçamentária da instituição para 2013, onde consta a realização de concurso público para o ingresso de novos 50 promotores de justiça.

Socorro Mendo foi nomeada em 1985 como promotora de justiça, após aprovação em concurso público. Exerceu suas funções em cidades como Augusto Corrêa, Bragança, Cachoeira do Arari, Ponta de Pedras, São Miguel do Guamá, e Castanhal, entre outras. Foi promovida à 3ª Entrância em 1993, pelo critério de merecimento. Durante 15 anos, foi coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude. Desde 2011 atuava como procuradora criminal convocada.

A mesa oficial foi composta pelo procurador-geral de justiça Antônio Eduardo Barleta de Almeida, o secretário do Colégio de Procuradores de Justiça, Luiz César Tavares Bibas, o corregedor-geral Raimundo de Mendonça Ribeiro Alves, a desembargadora Dahil Paraense de Souza, o secretário municipal de urbanismo, Ivan José dos Santos, o procurador-geral do Estado, Caio de Azevedo Trindade e 1º Diretor Administrativo e Financeiro da Ampep, Manoel Victor Sereni Tavares Murieta.

Veja fotos da posse aqui.

AMPEP – Assessoria de Imprensa


Publicado em: 19.09.2012