| Telefone: (91) 3222-8742
email

Ampep prestigia posse no MPE

A Associação do Ministério Público do Estado do Pará (Ampep), por meio do presidente, em exercício, Alexandre Marcus Fonseca Tourinho, prestigiou na quinta-feira (10) a posse do novo corregedor-geral, Adélio Mendes dos Santos e dos cinco conselheiros do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP). A sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) foi realizada no auditório Nathanael Farias Leitão, em Belém, e presidida pelo procurador-geral de justiça, Antônio Eduardo Barleta de Almeida. Associados e diretores também prestigiaram o evento.

Alexandre Tourinho afirmou que a Corregedoria precisa, antes de tudo, chamar o membro do Ministério Público não para interrogá-lo, mas também para ouvi-lo. “Se a Corregedoria não pode ser vil, como dito antes, esta também não pode ser servil. Nos momentos difíceis esperamos poder contactá-lo, para recebermos apoio e orientação”, declarou. Em nome do presidente Samir Dahás e da Diretoria parabenizou o CPJ pela escolha de Adélio Mendes e ainda por “abraçar o posicionamento da Ampep e decidir democraticamente por novas eleições”. 

Aos conselheiros eleitos, Tourinho afirmou que “nossa classe clama por mais celeridade nos processos de promoção e remoção. Vossas excelências reúnem todos os predicados para superação de nossas expectativas. Esperamos muito e temos certeza que esta celeridade já iniciada pelo Conselho Superior pode ser superada”. Além disso, reconheceu a atuação do agora ex-corregedor Raimundo de Mendonça Ribeiro Alves e disse que sua função foi executada com maestria.

Os subcorregedores Manoel Santino Nascimento Junior e Hezedequias Mesquita da Costa também tomaram posse durante a sessão. Em seu discurso, Adélio Mendes frisou que a intenção de sua gestão é trabalhar em equipe, buscando dinamizar os procedimentos e ter a lei como norte de suas ações. “As responsabilidades da Corregedoria-Geral do Ministério Público são muitas e não devem ser deixadas para depois, pois a sociedade espera uma resposta rápida”, afirmou.

Tomaram posse na mesma ocasião os procuradores de justiça e agora conselheiros Cândida de Jesus Ribeiro do Nascimento, Geraldo de Mendonça Rocha, Maria do Socorro Martins Carvalho Mendo e Ubiragilda Silva Pimentel. A procuradora Leila Maria Marques de Moraes também foi eleita, mas não pôde comparecer. Pimentel falou em nome dos empossados; se comprometeu dar continuidade à célere movimentação da carreira e exercer o cargo com transparência, presteza, zelo e probidade.

TRAJETÓRIA – Adélio Mendes ingressou no Ministério Público em 1983, após aprovação em concurso público. Passou por várias promotorias, entre elas Cametá, Santarém e Ananindeua. Atuou na terceira entrância a partir de 1991. Sete anos depois foi promovido a procurador de justiça. Nos biênios 2007-2008 e 2009-2010 foi eleito subcorregedor-geral. A Corregedoria-Geral é o órgão é o órgão da Administração Superior que tem como funções orientar e fiscalizar os membros do Ministério Público. Mendes permanecerá no cargo até dezembro de 2014.

A mesa oficial foi composta, além do representante da Ampep, pelo vice-governador do Pará, Helenilson Pontes, a presidente eleita do Tribunal de Justiça do Pará, Luzia Nadja Nascimento, o prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro e pelo secretário municipal de assuntos jurídicos, Leonardo Maroja. Representando o Ministério Público estavam o presidente da sessão, Eduardo Barleta, o ex-corregedor Raimundo Mendonça e o secretário do CSMP, em exercício, Mario Nonato Falangola.

Veja abaixo mais fotos do evento:

AMPEP – Assessoria de Imprensa


Publicado em: 11.01.2013