E-mail e Telefone

| Telefone: (91) 3225-0814
email

Ampep recebe Imagem Peregrina

O início do mês de outubro foi marcado por uma presença especial na sede social da Associação do Ministério Público do Estado do Pará (Ampep). Seguindo a tradição dos anos anteriores, a Ampep recebeu nesta quarta-feira a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Membros da diretoria, associados e funcionários foram abençoados.

O padre Jailson Silva, capelão da Marinha em Belém, orou e entoou cânticos típicos do Círio de Nazaré. Em seguida, a Imagem foi conduzida pelo presidente da Ampep, Manoel Murrieta, para o prédio-sede do Ministério Público.

Já no auditório Natanael Leitão, servidores, membros e familiares participaram de um rito de bênção. Durante o seu sermão, padre Jailson traçou um paralelo entre a justiça divina e a dos homens. Na avaliação do sacerdote, a função do Ministério Público e da Igreja é garantir e fomentar a dignidade humana, objetivando a justiça na relação entre as pessoas. “Somos convidados cada vez mais a vivermos em função não só de nós mesmos, mas dos outros. A vida humana é feita de encontros. Precisamos sair da nossa ‘pequenez’ para encontrar a transcendência da experiência sagrada da fé”, analisou. 

IMAGEM PEREGRINA – A partir de 1969, por motivos de segurança, a imagem autêntica que era levada nas procissões do Círio foi substituída por outra, que é uma cópia alterada da imagem encontrada por Plácido. É chamada de “imagem peregrina” porque sai em todas as procissões e cerimônias oficiais da festa Nazarena.

Durante o ano, ela fica na sacristia da Basílica Santuário. Esta imagem foi encomendada ao escultor italiano Giacomo Mussner, mas não reproduz os mesmos traços da imagem “autêntica”. A imagem peregrina ganhou alguns traços da mulher da Amazônia e o seu menino recebeu características indígenas e caboclas. Em 2002, sofreu o primeiro restauro por meio de uma técnica empregada pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Veja mais fotos abaixo e confira a galeria completa aqui:

 


AMPEP – Assessoria de Imprensa
Com informações do site oficial do Círio de Nazaré


Publicado em: 01.10.2014