| Telefone: (91) 3222-8742
email

Ampep renova forças com novo corpo diretivo

Ampep renova forças com novo corpo diretivo

O salão Mário de Andrade do hotel Grand Mercure Belém recebeu na noite de sexta-feira (10) a solenidade festiva de posse do corpo diretivo eleito para dirigir a Associação do Ministério Público do Estado do Pará (Ampep) no biênio 2018-2020. Diversas autoridades jurídicas e inúmeros associados lotaram o espaço para prestigiar o evento. Esta diretoria foi eleita em 15 de junho, com os votos de 196 associados. Ao final da solenidade, os convidados puderam se deliciar com um jantar, degustar um open bar e apreciar a apresentação musical da cantora Jacqueline Scafutto e banda.

>> Confira mais fotos do evento aqui.

Um dos pontos de destaque da noite foi a entrega da Comenda de Honra ao Mérito da Ampep. A honraria consta no artigo 65 do estatuto social da Ampep e foi instituída no biênio 1996/1998, na gestão do então presidente Clodomir Assis Araújo. São escolhidos associados ou personalidades que tenham contribuído para o aperfeiçoamento da carreira ministerial, indicados por 2/3 da Diretoria Administrativa. Os homenageados deste ano foram o desembargador Leonardo Tavares, o procurador de contas Felipe Rosa Cruz, o promotor de justiça Alexandre Tourinho (representado pela diretora Patrícia Araújo), o gerente administrativo da Ampep, Márcio Gomes e o ex assistente jurídico da Ampep, Wellington Santos.

O magistrado Leonardo Tavares falou em nome dos condecorados. Afirmou que a relevância do momento é multiplicada pela importância institucional e pelas repercussões social e humanística das funções ocupadas pelos homenageados. “Quanto a mim, considero importante agradecer como integrante do poder judiciário do estado, posição na qual sempre tive oportunidade de conviver com membros do Ministério Público. Muitas são as oportunidades de atuarmos juntos. Cada qual na sua área de atuação, mas entrelaçados pelos mesmos objetivos”, afirmou Tavares.

Outra honraria entregue foi uma moção de reconhecimento da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP). O presidente da entidade, Victor Hugo Azevedo, entregou a placa ao ex-presidente da Ampep Manoel Murrieta, para marcar o trabalho realizado durante os quatro anos de gestão. Outro componente da entidade nacional que também prestigiou o evento foi o tesoureiro José Silvério Perdigão.

Victor Hugo Azevedo classificou o momento como inspirador de sentimentos nobres. Em sua gestão recém iniciada, foi a primeira transmissão de cargo associativo que o presidente da entidade participou. Além disso, frisou a coincidência de, assim como o presidente empossado, ser filho de promotor de justiça. Ao novo presidente da Ampep, falou que sabe de sua dedicação e da contribuição que ele trará para as lutas associativas. “É preciso festejar quando renovamos a nossa força de trabalho e a capacidade de enfrentamento de várias questões. Nós temos um sonho: consolidar a instituição Ministério Público como autônomo, independente, fiador da democracia e voltada para a defesa da garantia dos direitos indisponíveis”, finalizou.

Em sua despedida, Manoel Murrieta destacou que a posse marcou um momento histórico. Pela primeira vez, o filho de uma presidente assumiu também o referido cargo. Márcio Maués é filho da procuradora de justiça Graça Azevedo, que chefiou a Associação de 2002 a 2004. Murrieta relembrou ainda os feitos de suas duas gestões, destacando que as diretorias presididas por ele se congratulam por ter avançado ainda mais nos quesitos independência e autonomia das discussões classistas. Aos empossados, Murrieta aconselhou: “A associação deve estar sempre disposta a aderir aos projetos institucionais que garantam as prerrogativas dos membros do Ministério Público e, por consequência, da satisfação dos anseios da sociedade”.

O novo presidente Márcio Silva Maués de Faria é paraense, natural de Belém, graduado em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Direitos Humanos pela mesma universidade. É membro ministerial desde 2006. Já foi titular das Promotorias de Justiça de São Félix do Xingu, Ourilândia do Norte, São Domingos do Araguaia, Dom Eliseu e atualmente ocupa o 3° cargo da PJ de Capanema. Foi promotor de justiça auxiliar do Centro de Apoio Operacional (CAO) do Meio Ambiente. Além disso, foi assessor da AMPEP no biênio 2011-2012, Diretor Cultural e de Publicações no biênio 2012-2014 e Vice-presidente no biênio 2014-2016. Foi também secretário do 2° Congresso Regional do Ministério Público da Região Norte, realizado em 2016.

“Assumimos perante a classe o compromisso de nos mantermos inarredáveis na defesa de nossas prerrogativas. Sejam as ameaças vindas de quem for, sempre nos mantendo fiéis às nossas consciências e aos mais altos interesses da entidade e dos associados”, declarou o presidente empossado, Márcio Maués. Afirmou assumir a Associação com orgulho do trabalho realizado pelos membros do Parquet paraense, e ter o sonho renovado de dedicar-se à defesa das prerrogativas e ao fortalecimento institucional. Prestou ainda um agradecimento ao presidente que o antecedeu, classificando-o como um gestor competente e um caloroso amigo de todos.

O procurador-geral de justiça Gilberto Martins saudou os empossados e garantiu que, da mesma forma que teve o convívio institucional com os gestores da última gestão, manterá as portas abertas para o diálogo franco e para definir as políticas de atuação do Ministério Público. “Não vejo outra forma para aprimorarmos a nossa instituição e para proteger e garantir as nossas prerrogativas”, explicou. Parabenizou ainda as duas diretorias passadas e registrou que o gabinete da Procuradoria-Geral está aberto para todos os novos diretores.

Conheça o novo corpo diretivo:

Assembleia Geral
Presidente: LICURGO MARGALHO SANTIAGO
Vice-presidente: ADLEER CALDERARO SIROTHEAU

Diretoria Administrativa
Presidente: MÁRCIO SILVA MAUÉS DE FARIA
Vice-presidente: SAMIR TADEU MORAES DAHÁS JORGE
Secretária: PATRÍCIA DE FÁTIMA DE CARVALHO ARAÚJO
1ª Diretora Administrativa e Financeira: SUELY REGINA FERREIRA DE AGUIAR CATETE
2º Diretor Administrativo e Financeiro: JOSÉ ILTON LIMA MOREIRA JÚNIOR
Diretora Social e de Relações Públicas: ADRIANA PASSOS FERREIRA
Diretor Cultural e de Publicações: ALAN JOHNES LIRA FEITOSA
Diretor de Esportes: NILTON GURJÃO DAS CHAGAS
Diretor de Aposentados: MANOEL DA SILVA CASTELO BRANCO

Conselho Fiscal
Presidente: Elaine Castelo Branco
Efetivos: Luiz Cláudio Pinho e Eduardo Falesi

Texto e fotos
AMPEP – Assessoria de Imprensa


Publicado em: 11.08.2018