E-mail e Telefone

| Telefone: (91) 3225-0814
email

Associados participam de palestras da Semana

Crimes cibernéticos e educação foram os temas abordados durante as palestras realizadas na manhã desta terça-feira (11) como parte da programação da Semana Cultural da Associação do Ministério Público do Estado do Pará (Ampep). Os convidados foram a delegada Beatriz de Oliveira da Silveira e o promotor de justiça de São Paulo Lauro Luiz Gomes Ribeiro. Participaram diversos associados, servidores do MP e os interessados também puderam acompanhar a transmissão on-line pelo site da associação.

O principal conselho deixado pela delegada Beatriz Silveira foi: ter sempre cautela. Dados apresentados durante a palestra apontam que o Brasil está em segundo lugar mundial em ocorrências de cibercrimes, que é a nomenclatura dada às atividades ou práticas ilícitas na rede. De 2013 a 2014, por exemplo, a incidência deste tipo de crime aumentou 300%, sendo que 44% dos afetados sofreram alguma forma de fraude. Em sua exposição, a delegada também deu dicas de como os membros do MP podem agir em casos de revenge porn ou cyberbullying e quais são as formas corretas de coletar provas no mundo digital. “Não é porque acontece na internet que não haverá consequência no mundo real”, resumiu.

“Não há preocupação por parte das escolas em formar alunos com capacidade de processar as informações recebidas e que façam conexões entre as diversas áreas de conhecimento. O que há é uma avalanche de informações”, criticou Lauro Ribeiro, que é autor do livro "Direito Educacional: educação básica e federalismo". Segundo o promotor, o direito à educação está previsto na Constituição Federal, é um dever de todas as esferas públicas (munícipio, estado e união) e também da família. Para ele, o papel do Ministério Público estadual é fundamental, por ser o órgão que possui maior gerência para buscar meios de fiscalizar a instrução que está sendo prestada.

A mesa de trabalhos foi composta pelo presidente da Ampep Manoel Murrieta, a diretora cultural e de publicações Patrícia Araújo e pelos ex-presidentes da Ampep Clodomir Araújo e Samir Dahás. A Semana Cultural Ampep continua na quinta-feira (13) com um sarau poético e musical às 18h na sede social.

>> Acesse aqui a galeria de fotos desta terça. 


AMPEP – Assessoria de Imprensa
 


Publicado em: 11.08.2015