| Telefone: (91) 3222-8742
email

Belém debate consumo sustentável em congresso

O presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Pará (Ampep), Samir Tadeu Moraes Dahás Jorge, participou na noite desta quarta-feira (21) da solenidade de abertura do XIII Congresso Nacional do Ministério Público do Consumidor. O evento, que nesta edição traz como tema principal o consumo sustentável, vai até o dia 23 de agosto no Hotel Hilton Belém. (Leia aqui a programação completa)

O presidente do Ministério Público do Consumidor (MPCon), Murilo de Morais e Miranda, adiantou que os assuntos como relações de consumo e transporte coletivo serão recorrentes. Uma das inovações do congresso deste ano, segundo Miranda, são as inscrições por meio de latas de leite – que posteriormente serão doadas para instituições de caridade.

Já o vice-presidente do MPCon e secretário de economia de Belém, Marco Aurélio Lima do Nascimento, agradeceu o apoio dado pela Ampep e o empenho de todos que trabalharam para que o evento fosse realizado. Explicou ainda que o congresso é mais prático do que teórico e que busca trazer para os participantes assuntos do cotidiano, além de abordar casos reais. “Ser consumidor faz parte do nosso dia-a-dia. Fico feliz que Belém tenha sido escolhida para receber um evento desse porte”, comemorou.

Para o procurador geral de justiça do Pará, Marcos Antônio Ferreira das Neves, o acesso ao transporte e a mobilidade urbana são áreas que a população vem cobrando com mais intensidade do poder público. Marcos Neves frisou que o papel do Ministério Público é a resolução de conflitos e que no Direito do Consumidor sempre os membros devem refletir e trabalhar pela efetivação dos direitos dos cidadãos. 

Logo após a abertura, a palestra inaugural foi proferida pelo procurador de justiça do Rio Grande do Sul Paulo Valério Dal Pai Moraes, que abordou o pós-consumo e a sua logística reversa. Outras palestrantes já confirmadas são a professora auxiliar da Faculdade de Direito de Lisboa, Carla Amado Gomes, a secretária da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Juliana Pereira da Silva e diversos renomados juristas de todo o Brasil.

CONGRESSO – O evento é coordenado pela Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor, em parceria com o MP do Pará, Ministério da Justiça e Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos. Podem participar profissionais que já atuam no mercado e estudantes interessados nas questões debatidas, que vão passar por tópicos como a evolução da defesa do consumidor, fraudes financeiras, ações civis públicas de consumo, entre outros.

Veja abaixo mais fotos de abertura:


 

Texto e fotos: AMPEP – Assessoria de Imprensa
Com informações do MPCon e da Assessoria de Imprensa do MPE/Pa
 


Publicado em: 21.08.2013