| Telefone: (91) 3222-8742
email

Fórum no MPPA debate violência doméstica

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da Promotoria de Justiça de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e com o apoio do Núcleo de Enfrentamento à violência contra a mulher, realizará no dia 15 de dezembro o II Fórum de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, com o tema “A educação como fator de prevenção à violência de gênero”. O evento será no auditório do prédio sede do MPPA, das 8 às 17 horas. O objetivo é trazer “o debate a necessidade de uma atuação do Estado mais voltada à prevenção dos crimes de gênero”.

A programação do Fórum será dividida em dois painéis (manhã e tarde): O primeiro será coordenado pela promotora de Justiça Lucinery Resende e abordará os “aspectos relevantes da Lei Maria da Penha”, tratando especialmente da prevenção da violência doméstica. Na oportunidade, o promotor de Justiça Franklin Prado falará sobre Rede de Proteção, violência doméstica e violência de gênero, formas de violência e medidas protetivas. A professora da Universidade Federal do Pará (Ufpa) Silvia Canaan discorrerá sobre a “Dependência afetiva da mulher”, abordando “a compreensão deste fenômeno social e a prevenção da violência de gênero”.

Logo após, a psicóloga Maria Yvone Figueira falará sobre os impactos da violência de gênero no âmbito familiar. A promotora de Justiça Lucinery Resende encerrará o 1º painel apresentando o projeto “Lei Maria da Penha nas Escolas”, seguido de um debate. O 2º painel abordará o Feminicídio, com a participação do promotor de Justiça Mário Raul Vicente Brasil abordando “Conceito, casos emblemáticos e a postura do Ministério Público em plenário”.

Luanna Tomaz de Souza falará sobre a necessidade de tipificação, dados estatísticos no Pará e a importância da educação e informação como forma de prevenção. “Perfil da vítima, fatores determinantes e expectativas para o futuro” será o tema abordado por Clea Dias Gomes. A programação será encerrada com a apresentação do projeto “homens contra a violência”, presidida pela promotora Lucinery. O evento equivale a 8 horas de atividades no Certificado do Fórum.

>> Veja AQUI a programação completa do evento.

SERVIÇO
II Fórum de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher
Inscrições pelo e-mail pjmulher@mppa.mp.br

Dia: 15/12/2015
Hora: 8h às 17h
Local: Auditório Nathanael Farias Leitão (Rua João Diogo, 100)


Texto: Assessoria de Imprensa do MPPA
Cartaz: PJ da Mulher 


Publicado em: 17.11.2015