| Telefone: (91) 3222-8742
email

Governador nomeia novo PGJ

O promotor de Justiça Gilberto Valente Martins é o novo Procurador-Geral de Justiça do Estado do Pará para o biênio 2017-2019. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado de hoje. O Decreto de nomeação foi assinado pelo governador Simão Jatene na última sexta-feira (17). Gilberto Valente será o primeiro promotor de Justiça na história do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) a assumir a Procuradoria-Geral de Justiça. A posse será no dia 10 de abril no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.

Gilberto Valente Martins tem 55 anos, é graduado em Direito pela Universidade Federal do Pará, Mestre em Direito pela Universidade de Coimbra. No início de sua carreira foi Defensor Público Estadual e atuou como chefe de gabinete da Procuradoria-Geral do Estado do Pará. Ingressou na carreira ministerial por concurso público em 1990 e atua há alguns anos na Promotoria de Justiça Militar, já tendo exercido funções de assessoria ao Procurador-Geral de Justiça. Já foi coordenador do Grupo Especial de Prevenção e Repressão às Organizações Criminosas (Geproc) do MPPA, atual Gaeco, e integrou o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC). Foi também por duas vezes membro titular do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Entre suas propostas de campanha estão: criação do Grupo de Acompanhamento das Ações de Grande Relevância Institucional do MPPA, designação de promotores de justiça como auxiliares regionais dos CAOs e dos GTs, ampliação das estruturas regionais do Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar (Gati), criação de Promotorias de Justiça Regionais, Encontros Regionais e Estadual do MPPA, fortalecimento do NCIC e Gaeco, entre outras.

Fonte: Ascom/MPPA


Publicado em: 20.03.2017