| Telefone: (91) 3222-8742
email

Imagem Peregrina abençoa Ampep

O clima característico do Círio de Nazaré invadiu a sede social da Associação do Ministério Público do Estado do Pará (Ampep) na manhã desta segunda-feira (7). Membros da diretoria, associados e funcionários foram agraciados com a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Cânticos e orações marcaram a visita. 

O padre Jailson Silva, capelão da Marinha em Belém, fez uma prece especial para os presentes. O presidente Samir Tadeu Moraes Dahás Jorge orou pelos membros e servidores do MP, além dos colaboradores da Ampep, e pediu forças para que todos continuem trabalhando em prol da sociedade. Dahás relembrou alguns colegas que estão passando por momentos delicados e pediu que Nossa Senhora intercedesse por todos eles. 

Em seguida, a Imagem foi conduzida para o prédio-sede do Ministério Público do Estado (MPE), onde houve a celebração de um rito de bênção com apresentação do coral do parquet. O rito também foi realizado pelo padre Jaílson, que em sua homilia disse acreditar que o Ministério Público é um lugar que transpira, respira e vive a preocupação com o próximo. “Para servir o outro é preciso abraçar a humanidade e a humildade. Assim como fez Jesus Cristo, estar aqui é abraçar a vocação para exercer a função da coletividade”, afirmou.

O procurador-geral de justiça em exercício, Miguel Ribeiro Baía, desejou que esta visita traga todas as graças e sare todas as dificuldade que todos possam ter. Baía declarou que “o mais importante que nós podemos ter na nossa vida é saúde e felicidade… Espero nossas vidas sejam calcadas na humildade e na fé em Deus, através da interseção de Nossa Senhora”.


IMAGEM PEREGRINA – A partir de 1969, por motivos de segurança, a imagem autêntica que era levada nas procissões do Círio foi substituída por outra, que é uma cópia alterada da imagem encontrada por Plácido. É chamada de “imagem peregrina” porque sai em todas as procissões e cerimônias oficiais da festa Nazarena . Durante o ano, ela fica na sacristia da Basílica Santuário. Esta imagem foi encomendada ao escultor italiano Giacomo Mussner, mas não reproduz os mesmos traços da imagem “autêntica”. A imagem peregrina ganhou alguns traços da mulher da Amazônia e o seu menino recebeu características indígenas e caboclas. Em 2002, sofreu o primeiro restauro por meio de uma técnica empregada pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Confira abaixo fotos da visita da Imagem Peregrina e acesse o álbum completo em http://tinyurl.com/cirioampep2013:


 

AMPEP – Assessoria de Imprensa 
Com informações do site ofical do Círio de Nazaré


Publicado em: 07.10.2013