| Telefone: (91) 3222-8742
email

MP elege membros da corregedoria

Uma sessão especial do Colégio de Procuradores de Justiça foi realizada na tarde desta segunda-feira (1) para a eleição do corregedor-geral do Ministério Público e dos 1º e 2º subcorregedores-Gerais, no Plenário Octávio Moraes, em Belém. Adélio Mendes dos Santos foi reconduzido e recebeu 18 votos; as procuradoras de justiça Maria da Conceição Gomes de Souza e Tereza Cristina Barata Batista de Lima foram eleitas por aclamação para os dois cargos de subcorregedoras, respectivamente. Presidiu a sessão o procurador-geral de justiça, em exercício, Manoel Santino.

O presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Pará (Ampep), Manoel Murrieta, acompanhou a votação. A posse dos integrantes eleitos para a CGMP será em janeiro de 2015. Também concorria ao pleito o procurador Estevam Alves Sampaio Filho, que recebeu 12 votos. A Corregedoria-Geral é o órgão da Administração Superior que tem a função de orientar e fiscalizar os membros do Ministério Público.

Após a sua reeleição, Adélio Mendes agradeceu a confiança dos votantes e destacou a satisfação em exercer o cargo. "O que não deu para fazer nesses 23 meses de corregedoria, vou concluir e dar continuidade. Irei prosseguir com o mesmo espírito de trabalho e luta", finalizou. 

Adélio Mendes dos Santos ingressou no Ministério Público do Estado (MPE) em dezembro de 1983 de como promotor de justiça de primeira entrância no município de Limoeiro do Ajuru e atuou, entre outras, nas promotorias de Cametá, Mocajuba, Peixe Boi e Nova Timboteua.

No final da década de 80 foi promovido a segunda entrância e assumiu a promotoria de justiça de Santarém e posteriormente a do município de Abaetetuba. Em 1990, foi designado para responder pela promotoria de Ananindeua e ano seguinte passou a atuar na terceira entrância. Adélio atuou também no grupo especial de trabalho sobre os assassinatos no campo (GETAC) em Santarém, nas promotorias de execução penais e criminais da capital e na assessoria da corregedoria geral e da procuradoria-geral de justiça do MPE. Em 1998 tornou-se procurador de justiça e no biênio de 2007/2008 e 2009/2010 foi eleito subcorregedor-geral. 


AMPEP – Assessoria de Imprensa 
Com informações do  MPPA


Publicado em: 01.12.2014