E-mail e Telefone

| Telefone: (91) 3225-0814
email

MP paraense elege conselheiro

Com 87 por cento dos votos válidos, o promotor de justiça Gilberto Martins Valente foi o mais votado na eleição para compor o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em segundo lugar, ficou o promotor de justiça Aldir Jorge Viana da Silva, com 13 votos, seguido da procuradora de justiça Ana Tereza do Socorro da Silva Abucater, com 4 votos. A votação foi realizada nesta segunda-feira, 25, no plenário Octávio Proença de Moraes, em Belém. Martins será indicado ao Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, como candidato do Pará.

Diversos associados e diretores da Associação do Ministério Público do Estado do Pará (Ampep) exerceram seu direito de voto, entre eles o presidente Samir Tadeu Moraes Dahás Jorge. Houve apenas um voto em branco. Valente era candidato a recondução e recebeu 130 votos. A Comissão Eleitoral foi composta pelo procurador de justiça Luiz César Tavares Bibas e pelos promotores de justiça Nicolau Antônio Donadio Crispino e João Gualberto dos Santos Silva.

De acordo com o site do CNJ, o conselho é composto por 15 conselheiros, sendo nove magistrados, dois membros do MP, dois advogados e dois cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada. O mandato é de dois anos.

CURRÍCULO – Gilberto Martins é um dos atuais represenantes do Ministério Público do CNJ. É também titular da 1ª Promotoria de Justiça Militar e com atuação no Grupo Especial de Atuação no Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Graduado em Direito pela Universidade Federal do Pará. Ingressou na carreira ministerial em 1990, por meio de concurso público.

 
AMPEP – Assessoria de Imprensa


Publicado em: 25.03.2013