E-mail e Telefone

| Telefone: (91) 3225-0814
email

MPPA promove semana da criança e adolescente

O Ministério Público do Estado Pará, por meio da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da Capital, promove no período de 3 a 6 de outubro, a II Semana da Criança e do Adolescente, que terá como tema “O Ministério Público na Garantia do Direito à Educação”. O evento ocorrerá em dois locais: auditório da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Belém e Fundação Cultural do Pará (Centur).

A abertura ocorre no dia 3, às 8h30, com a mesa que abordará o tema "Reflexão sobre as práticas pedagógicas para adolescentes em conflito com a lei", com a participação da coordenadora da Promotoria de Justiça de Belém, Leane Barros Fiúza de Melo.

A semana contará com mesas redondas, palestras, conferência e apresentações culturais (música, teatro, contação de história) que pretendem dialogar, refletir e discutir os Direitos das crianças e adolescentes. O público alvo são socioeducandos, gestores, técnicos, professores do Sistema Socioeducativo e do Sistema Regular de Ensino, acadêmicos de Direito, Psicologia, Pedagogia e Serviço Social, membros e servidores do Ministério Público, Defensoria Pública e Poder Judiciário e demais instituições integrantes do Sistema de Garantia de Direitos, além da comunidade em geral.

Inserida na programação da Semana da Criança e do Adolescente, no dia 3 a mesa redonda das 14h tem como convidados 38 escolas estaduais e entidades do Estado, para dar continuidade à execução do Plano de Atuação do 9º e 10º Cargo de Promotor de Justiça da Infância e Juventude da Capital, referente ao biênio de 2016/2017, que tem como tema o "Enfrentamento da Violência Sexual nas Escolas". Nesse dia os promotores de Justiça José Haroldo Matos e Silvia Branches Simões, em parceria com equipe técnica de psicologos e pedagogos, farão palestra sobre o tema.

Um dos destaques da programação é o Seminário Técnico Científico “O Direito Infanto-Juvenil à Educação e o Sistema de Justiça”, que ocorre no encerramento da programação (6). Esse momento contará com uma conferência sobre o Direito a educação e o Sistema de Justiça, ministrado pela promotor de Justiça do Estado da Bahia, Millen Castro Medeiros, presidente da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores de Justiça da Infância e Juventude (ABMP).

Além da conferência, a programação do encerramento contará com palestras sobre profissionalização, direito a educação, educação inclusiva, políticas públicas educacionais no Pará, analfabetismo no estado e o panorama da socioeducação no Pará.

Para o Seminário é necessário fazer inscrições dos participantes junto ao Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) em endereço eletrônico a ser divulgado em breve.

 

Veja AQUI a programação completa.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MPPA


Publicado em: 23.09.2016