| Telefone: (91) 3222-8742
email

Professor apresenta relatório no MPPA

Em evento organizado pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e Associação do Ministério Público do Estado do Pará (Ampep), o professor Edmundo Oliveira realizou o lançamento do relatório sobre segurança humana. A apresentação foi feita no auditório do edifício-sede do MPPA em Belém na última sexta-feira (8). 

Durante cerca de vinte minutos, Oliveira discorreu a respeito dos principais resultados contidos no relatório. A definição que norteia todo o conteúdo é a de “segurança humana”, conceituada como a garantia da sobrevivência individual e do bem-estar das pessoas no contexto social. Segundo o professor, a maior preocupação que tal conceito engloba é a qualidade de vida, que para ele não trata apenas da segurança garantida pela polícia ou na esfera jurídica.

Crimes praticados na internet foram apontados como destaque entre as novas preocupações dos sistemas das Organizações das Nações Unidas (ONU). Dados apresentados pelo professor Edmundo Oliveira mostram que cerca de um milhão de pessoas são diariamente vítimas de crimes cibernéticos. “O montante anual é de 450 bilhões de dólares, valor que ultrapassa o tráfico de drogas. Por ser um crime ‘silencioso’, há mais adeptos”, explicou. 

Edmundo Oliveira é consultor científico da ONU e possui Ph.D em direito penal. Atualmente, é coordenador geral do Comitê Permanente da América Latina para a prevenção do Crime (Coplad) e também professor titular de direito penal e criminologia na Universidade da Amazônia (Unama).

A mesa de abertura foi composta pelo presidente da Ampep, Manoel Murrieta, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sebastião Reis Júnior, desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso, procurador-geral do Estado será Antônio Sabóia de Melo, subprocurador-geral de Justiça, Miguel Ribeiro Baía, ouvidor-geral do Ministério Público, Aldo Saife, secretária de Estado, Izabela Jatene e ouvidora da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA), Ivanilda Pontes. 

>> Acesse aqui a íntegra da apresentação do professor Edmundo Oliveira.

Veja mais fotos do lançamento:


AMPEP – Assessoria de Imprensa


Publicado em: 11.05.2015