AMPEP

Notcias

Home / Notcias / MPPA empossa novo membro do CPJ

MPPA empossa novo membro do CPJ

Data: 14/10/2017

Com um discurso incisivo de combate à corrupção, o bacharel em direito Hamilton Salame tomou posse, na manhã da sexta-feira (13), no cargo de procurador de justiça. Com mais de 30 anos de atuação no Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), ele atuará na área criminal em processos perante o Tribunal de Justiça do Estado do Pará e vai integrar as sessões do Colégio de Procuradores de Justiça.

A posse ocorreu no auditório Nathanel Farias Leitão, localizado no edifício-sede do MPPA, em Belém, durante sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça. O procurador-geral de justiça, Gilberto Valente Martins, presidiu a sessão, que foi acompanhada por procuradores e promotores de justiça da instituição, servidores, autoridades, parentes e amigos de Hamilton Salame. O presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Pará (Ampep), Manoel Murrieta, também prestigiou o evento. Com a posse de Hamilton Salame, o Colégio de Procuradores de Justiça passa a contar com 31 membros – um cargo está vago -, que têm entre suas competências a proposição de modificações na lei orgânica e providências relacionadas ao desempenho das funções institucionais.

Após prestar juramento perante o Colégio de Procuradores e ser investido no cargo pelo procurador-geral Gilberto Valente, Hamilton Salame fez um discurso no qual pontuou a necessidade de o Ministério Público se manter firme no combate à corrupção e à improbidade administrativa. “A corrupção é uma das piores desgraças da nação. As instituições que têm o dever de ofício de guardar a Constituição e zelar pela exata aplicação da lei não podem sucumbir aos sofismas que tiram o seu direito em prol da imoralidade pública descarada”, disse Salame. “Não foi fácil chegar aqui, mas chego bem, com o sentimento de dever cumprido. Chego com o mesmo entusiasmo do início da carreira”, afirmou o novo procurador de justiça criminal, que é oriundo da região de Marabá, no sudeste paraense.

Hamilton Salame ingressou no MPPA no cargo de promotor de justiça em 1986. Ele percorreu diferentes comarcas no interior até ser promovido a atuar na capital, em 1993. Nos últimos anos já acumulou experiência como procurador, já que em 2012 foi convocado para atuar perante às procuradorias de justiça cíveis, sendo, posteriormente, designado para atuar em procuradorias criminais. Ele estava respondendo pela 1ª Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa antes de ser promovido pelo critério de antiguidade, por decisão unânime do Conselho Superior do Ministério Público, ao cargo de procurador de justiça criminal, no início de outubro.

Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação do MPPA