E-mail e Telefone

| Telefone: (91) 3225-0814
email

César Mattar Júnior é empossado no cargo de procurador-geral de justiça do Ministério Público do Pará

César Mattar Júnior é empossado no cargo de procurador-geral de justiça do Ministério Público do Pará

Candidato mais votado pela classe, com 201 votos, na eleição interna ocorrida no dia quatro de dezembro do ano passado, o promotor de justiça César Bechara Nader Mattar Júnior assumiu, no último dia 12, o cargo de procurador-geral de justiça do Ministério Público do Pará (MPPA) pelos próximos dois anos (12/4/2021 a 12/4/2023).

“A identidade do Ministério Público repousa no reconhecimento social de sua relevância, na atuação dos membros de forma mais próxima da comunidade, dos mais necessitados, dos desvalidos, dos mais carentes, enfim, daqueles de toda sorte hipossuficientes, pelo que havemos de fazer nossas as lágrimas entoadas de Gibran, o Príncipe dos Poetas Libaneses: ‘Como posso perder a fé na justiça da vida, se os sonhos dos que dormem num colchão de penas não são mais belos do que os sonhos dos que dormem no chão’”, disse César Mattar em um trecho de seu discurso de posse.

Durante a solenidade ocorreram os pronunciamentos on-line do governador do Helder Barbalho, do presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins, do ouvidor do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Oswaldo Albuquerque e do corregedor do CNMP, Rinaldo Reis Lima. Foi ainda lida uma mensagem enviada pelo procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras.

César Mattar salientou na posse as transformações que a instituição passa. “O Brasil está mudando, e o Ministério Público tem exercido um papel absolutamente fundamental nesse processo (…) A nossa missão é de agregar, de unir, de aliar com intransigente humildade, mas sempre buscando a razão da existência da instituição”.

Helder Barbalho parabenizou o procurador-geral de Justiça empossado, enaltecendo o reconhecimento que conquistou perante a classe durante a sua carreira. O governador destacou a importância de unir esforços nesse difícil momento do país e de colaborar com a expansão do órgão no que for possível. “Gostaria de me colocar à disposição para trabalharmos em parceria, para levar a instituição para seu máximo possível de localidades. Não temos um só Pará, mas muitos ‘Parás’, com características econômicas, sociais, culturais únicas. E eu não tenho dúvida de que a presença do ministério público é fundamental em todos esses ‘Parás’”.

O procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, enviou mensagem que foi lida na solenidade. Ele parabenizou o novo procurador-geral e ressaltou o fortalecimento do combate à corrupção e à improbidade, o estímulo dos métodos de autocomposição, visando um Ministério Público mais resolutivo.

Presidente da Associação do Ministério Público do Pará (Ampep), Márcio Maués Faria destacou a necessidade de fortalecer a atuação da instituição, para bem atender a sociedade. “Os membros do Ministério Público sonham com condições necessárias e adequadas para que possam realizar um trabalho essencial ao povo paraense, com a qualidade e a dignidade que o povo que habita essa maravilhosa terra merece. Falar em democracia nunca é demais, reforçar os seus alicerces é tarefa diária que deve ser da nossa intimidade”.

(Com informações Ascom/MPPA)

 

 


Publicado em: 13.04.2021