E-mail e Telefone

| Telefone: (91) 3225-0814
email

VOCÊ JÁ PODE LER E BAIXAR A REVISTA DA AMPEP EDIÇÃO DE ABRIL

VOCÊ JÁ PODE LER E BAIXAR A REVISTA DA AMPEP EDIÇÃO DE ABRIL

PALAVRA DO PRESIDENTE

No dia 26 de fevereiro de 2020, o Brasil registrou o primeiro caso de infecção pelo Coronavírus em território nacional, inaugurando, oficialmente, uma era de incertezas e muitas dificuldades para todos nós.
Um ano após, olhando em retrospectiva, é possível dizer que fomos atingidos por uma crise humanitária sem precedentes, e que as mais de trezentas e trinta mil vidas perdidas até esta data representam muito mais do que números em uma estatística; foram arrancados sonhos, projetos, convivências e ideais, com graves repercussões na esfera de familiares e amigos afetados pela partida de seus entes queridos. Essa perda social, que eventualmente pode encontrar representação no aspecto econômico, possui impactos incalculáveis para vida de cada cidadão brasileiro.
Não bastassem as incertezas e o isolamento social, diversas iniciativas legislativas tramitaram, e outras prosseguem em andamento no Congresso Nacional, materializando severas ameaças ao serviço público brasileiro, mas que em contrapartida oferecem reduzido impacto no enfrentamento da pandemia, pois como se vê, permanece crescente o número de óbitos no Brasil.
As entidades de representação classista, irmanadas na CONAMP, atuaram firmemente para manter a dignidade da instituição nos textos legislativos em destaque, tendo sido aplacadas as iniciativas que causariam grandes prejuízos para as carreiras e para toda a sociedade, inclusive a possibilidade de redução vencimental e o congelamento de subsídios.
Adicionalmente, as reviravoltas jurídicas dos julgamentos envolvendo a operação lava-jato, e o permanente clima de instabilidade das instituições da república, com permanente tensão entre os Poderes, contribui ainda mais para a insegurança dos nossos dias.
Resiliência, portanto, tem sido a palavra mais importante neste período, e à prova de toda evidência, como membros do Ministério Público, demonstramos toda nossa força e criatividade para vencer desafios da magnitude como os que vivenciamos neste último ano.
A reinvenção das atividades dos membros do Ministério Público é uma realidade, impulsionada pela necessidade de continuar prestando serviços de qualidade população. Nesse sentir, a adoção e o aperfeiçoamento de ferramentas tecnológicas se tornou uma realidade imposta pela pandemia, acelerando um processo que já ocorria, apenas em menor velocidade e amplitude.
O quanto todos esses fatos irão impactar o Ministério Público e os seus membros, só o tempo dirá, mas de certo, serão profundas as mudanças, em vários aspectos.
Que possamos nos aperfeiçoar individual e coletivamente, e da mesma forma como fizemos com a resiliência, adotarmos a solidariedade como mantra para os tempos vindouros.

Clique aqui para baixar ou ler a revista da AMPEP:

INFO No 05 site


Publicado em: 07.04.2021